sexta-feira, 24 de abril de 2009

Sobre o a utilização do FlipBooK

O FlipBooK é um Bloco de Folhas com uma determinada sequência de imagens. Na minha opinião só faz sentido fazer um FlipBook se este tiver pelo menos 50 folhas, para podermos "brincar" com o movimento. Eu proponho sempre a realização de um FlipBook com 100 folhas. Para resultar devemos ter em conta alguns aspectos:

Os alunos já deverão ter realizado pequenas sequências noutros jogos opticos como por exemplo o Zootropio ou o Fenacistoscópio.

É importante que eles adquiram algumas noções como trajectória, aceleração, desaceleração do movimento para as poderem aplicar no FlipBooK. Só conseguimos convencer um aluno a desenhar 100 vezes o "mesmo desenho" se ele compreender o que está a fazer.

Os alunos começam a desenhar da última folha para a primeira. Assim conseguimos ver o desenho que está antes em transparência.

Finalmente, os alunos deverão fazer moldes em cartolina da personagem que estão a desenhar. Se não o fizerem as dimensões do desenho vão-se alterando acabando por se perder a noção de escala.

Eis alguns exemplos:




Sem comentários: